Santo Inácio de Loyola
(31 de julho)
“Pai do Discernimento Espiritual”
(31 de julho)
“Pai do Discernimento Espiritual”
Inácio nasceu em 1491 em Loyola, uma cidade da Espanha. Era de uma família nobre e católica, muito orgulhosa de seu passado guerreiro e de sua fidelidade à Coroa Espanhola. Mas, apesar de ter crescido num ambiente católico, Inácio levava uma vida voltada aos prazeres do mundo.
O fato mais importante de sua vida, ocorreu em 20 de maio de 1521, quando participou da batalha de Pamplona contra os franceses. Inácio foi ferido gravemente em uma das pernas. Enquanto se recuperava, fez uma profunda experiência de conversão, descobrindo por si mesmo a importância de guardar seus pensamentos.
Durante a sua permanência no hospital, passava o seu tempo lendo romances sobre heróis românticos, se deleitava com o seu passatempo favorito. Mas, quando se acabaram os romances ele passou a ler a vida dos santos, também de forma prazerosa. Foi então que descobriu a grande diferença. Logo depois de terminar de ler a vida dos heróis, seus pensamentos tornavam-se mórbidos e depressivos, mas após a leitura da vida dos santos, seus pensamentos eram engrandecidos.
Esta foi a compreensão que levou Inácio a desenvolver o seu método de discernimento. Ele ensinou aos seus discípulos a examinarem a origem de seus pensamentos e estabeleceu uma regra de conduta. As anotações que fez de suas experiências, deram origem aos “ Exercícios Espirituais.”Alguns anos depois, Inácio é ordenado sacerdote e neste mesmo ano, segue para Roma com seus companheiros, organizando então, a “Companhia de Jesus”, sendo aprovada pelo Papa Paulo III.
Consagrados para “a maior glória de Deus”, trabalham para salvação do próximo pela pregação, pelas missões, pelos catecismos, pela controvérsia contra os hereges, pela confissão e, sobretudo, pela instrução da mocidade: para sua própria salvação, pela oração interior, o exame de consciência, a leitura especialmente dos “Exercícios Espirituais”, e a comunhão frequente.Morreu em Roma, aos 65 anos de idade.
A exemplo da conversão desse grande santo da nossa Igreja, aprendamos que nossa verdadeira liberdade virá da nossa intimidade com o Senhor. Todo pensamento que não estiver centrado em Cristo, que não faça crescer nossa fé Nele, e nosso amor por Sua Igreja, deve ser rejeitado!...
“Além disto, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.” (Cf Fl 4,8)
Que Santo Inácio de Loyola interceda por todos nós!
Deus abençoe você e toda sua família!...
Com carinho e orações...
Gina
Que Santo Inácio de Loyola interceda por todos nós!
Deus abençoe você e toda sua família!...
Com carinho e orações...
Gina