quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos
(sábado depois da Ascensão)

...Perseveravam unanimemente na oração,juntamente
com as mulheres, entre elas,
 Maria, mãe de Jesus... (At 1,14)


No cenáculo, entre aqueles que esperavam a vinda do Poder do Altíssimo, Maria é citada, não em primeiro lugar, que é dos apóstolos, mas entre as mulheres que tinham fielmente seguido Jesus. No meio do povo, não entre os dirigentes.

A Anunciação tinha sido para Maria seu Pentecostes particular: já então o Espírito Santo descera sobre ela e o poder do Altíssimo a cobrira com sua sombra (Lc 1, 35). Tudo isto, porém, permanecia escondido aos olhos do mundo e só em Pentecostes será manifestado claramente. Nossa Senhora faz parte daquela Igreja orante que se prepara para a sua missão, participando da oração comum com seu título único de Mãe e Discípula do Senhor. Ser discípulo significa ser fiel a Jesus.

Ora, escutar a palavra de Deus e pô-la em prática é justamente o que Maria fez (Lc 11, 27-28).Desse acolhimento fiel da palavra de Deus, Maria é o modelo mais elevado, que a Igreja medita e imita.

Rodeada de discípulos que não tinham compreendido Jesus, que se reuniam com medo e mal sabiam como e por que rezar, sua atitude para com eles só pode ter sido de amor maternal e ternura, uma irradiação do Espírito sem sermões e exigências. Sabia como ministrar-lhes do modo mais amoroso e gentil. Sabia, acima de tudo, esperar o momento da graça de Deus, que podia ser apressado não pela impaciência, mas pela oração, o amor e a presença.

É lá que vem o Espírito, ao fim de longa oração. Maria vai receber uma nova efusão do Espírito, pois não há somente um Pentecostes. O Pentecostes se renova.

Maria teve um Pentecostes na Anunciação, que foi o Pentecostes da geração do Corpo físico de Cristo; e ainda o Pentecostes com os apóstolos, que foi o Pentecostes da geração do Corpo Místico do Cristo. Houve nova efusão depois da perseguição dos apóstolos (At 4, 31).

E nós todos somos chamados a ir de efusão do Espírito em efusão do Espírito, se estivermos disponíveis para novos Pentecostes.

Oremos: “Ó Deus, que enviastes o Espírito Santo aos vossos apóstolos enquanto rezavam em companhia de Maria, Mãe de Jesus, concedei-nos, por intercessão dela, a graça de Vos servir fielmente e difundir, com a palavra e o exemplo, a glória do Vosso Nome por Cristo, Nosso Senhor”


Nossa Senhora  Rainha dos Apóstolos, dai-nos um novo Pentecostes!


Fonte: Maria e Nós, Dom Cipriano Chagas, OSB  - ELD
Fome e Sede de Deus (São Vicente Pallotti) Pe. Josef  Danko SAC



Veja também  o  artigo "Chegando o dia de Pentecostes..." nesse link: http://trovatogina.blogspot.com/2010/05/com-maria-no-cenaculo_22.html