sábado, 12 de março de 2011


..."É preciso que eu fique hoje em tua casa!..."
(Lc 19, 5)

Jesus passa de uma forma toda especial em nossas vidas na quaresma. Se ainda não percebemos a graça desse tempo, fiquemos atentos! Através da meditação das leituras que a liturgia da Igreja nos oferece, da via-sacra, da oração e penitência, tudo converge para um único ponto: a Páscoa, a ressurreição de Jesus.

Na quaresma, a Igreja nos propõe três práticas: oração, jejum e partilha. Somos convidados a meditar sobre o nosso relacionamento com Deus e com os outros. É o período de revermos nossa vida...O que é preciso mudar, o que em mim deve morrer para ressuscitar com Cristo, o que pode ser melhor ainda, não para eu ser melhor do que as outras pessoas, mas para eu ser cada vez melhor ‘para’ elas.

É um tempo forte de conversão, de grande expectativa, e por causa disso devemos alegrar o nosso coração, pois a meta é a vida nova que Jesus nos traz. Como Jesus disse a Zaqueu no evangelho, Ele fala a cada um de nós hoje: "Desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa" (Lc 19, 5). É Jesus que passa, e quer entrar em nossa casa, em nosso coração!

Nós podemos pensar que agora não, a casa não está arrumada, a família está desunida, problemas financeiros, enfermidades, e muitas outras dificuldades e tribulações...Esperemos as coisas melhorarem, depois pensamos nisso!... Mas Jesus não perguntou como estavam as coisas, nem qual seria o dia ideal para uma visita... Ele disse: "é preciso que eu fique hoje em tua casa". Sim, é o desejo de Jesus entrar de cheio hoje em sua vida! "Agora é o tempo favorável, hoje é o dia da salvação" (II Cor 6, 2).

Santa Teresa de Jesus, dizia que era loucura nossa querermos entrar no céu, sem antes entrarmos em nós mesmos, reconhecermos a nossa miséria e pedirmos perdão ao Senhor dos nossos pecados. O nosso arrependimento é o primeiro passo para toda e qualquer cura de que precisamos; nos reconhecermos doentes, é o primeiro passo para o tratamento e o remédio certos: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes" (Mt 9,12).

É a mudança de atitudes, a libertação de vícios,de condicionamentos, de pecados que se tornaram tão repetitivos, que fazem parte de nossas vidas, assim como acontecia na vida de Zaqueu, mas que ao ter o seu encontro com Jesus, transformou radicalmente a sua vida e de toda sua família!

E a palavra nos diz: "Zaqueu de pé, diante do Senhor..." Sim, de pé, porque ele estava arrependido mesmo tendo sido o maior pecador, tendo prejudicado muita gente, “Ele estava de pé diante do Senhor”, porque não havia mais nada que temer ou que sentir vergonha... Jesus entrou em seu coração antes de entrar em sua casa!

Talvez ainda nem saibamos o que é preciso mudar em nós, mas com a força especial desse tempo, e em comunhão com toda a Igreja, adquirimos toda a graça necessária para prestarmos toda atenção a Jesus que passa, e ouvir o que Ele quer de nós. Alegre-se como Zaqueu, que "desceu a toda pressa e recebeu-o alegremente"(Lc 19,6). Porque esta Palavra é para você e toda a sua casa, e para hoje!

Obrigado Jesus, porque vejo seus olhos me fitarem agora. E é um olhar de um imenso amor que me envolve por completo , me dando um profundo desejo de uma vida nova, de viver a vida que o Senhor quer para mim.Obrigado pela paz , pela segurança que esse olhar me transmite. Pela certeza que não estou sozinho , porque hoje entrou a salvação em minha casa!...

Deus abençoe a sua quaresma!
Com carinho e orações...
Gina