sexta-feira, 16 de julho de 2010


Nossa Senhora do Carmo
(16 de julho)

“Na Virgem do Carmo, deponho toda minha esperança,
e com esta confiança hei de triunfar sempre!”
(Papa Pio XII)


O escapulário do Carmo é um dos muitos sinais da devoção cristã que Deus quis utilizar como testemunho da fé ao auxílio da Virgem Mãe. É também um sinal de proteção de Maria e um forte escudo contra os inimigos da alma e do corpo.
Inicialmente, era grande e usado apenas pelos carmelitas. Entretanto, no decorrer dos séculos, a Igreja tornou-o popular, a fim de que todos os cristãos participassem dos privilégios e bens espirituais ligados a ele. Não é um sinal mágico de proteção, mas uma arma para os cristãos que se deixam guiar pela fé, pela esperança e pelo amor.

O escapulário é uma devoção comprometedora. Ao usá-lo, a pessoa assume uma ligação com Nossa Senhora e compromete-se a seguir seus passos, agindo com dignidade de filho de Deus. É um ato de consagração e, desta forma, nos une ao Senhor e sua vontade, realizando o maior de todos os milagres: nossa união com Ele durante a vida, no momento da morte e sempre.

É impressionante o fato narrado na vida de São João Maria Vianey. Ele confessava uma moça. Entre outras perguntas, propôs o santo esta:
— Lembra-te de um baile, em que você esteve, no qual um rapaz muito elegante dançou com outras moças, menos com você, fazendo-a sentir-se depreciada?
Imediatamente, ela respondeu que sim e São João continuou:
— Lembra-se de que, ao se retirar do salão, ele parecia andar sobre chispas azuis? Pois bem, aquele rapaz era o demônio, e não se aproximou porque você estava usando o escapulário. Feliz companhia de Nossa Senhora!

Como dizia São Germano, “Nossa Senhora do Carmo é a condutora do poder invencível.” Portanto, o verdadeiro valor e sentido do escapulário está no que ele representa: a presença constante de Nossa Senhora na consciência e na vida de quem a ela se consagra.Quem o veste conscientemente faz acontecer o milagre da fé, da conversão interior, de uma vida humilde diante de Deus e dos homens.

Oração à santíssima Virgem do Carmo

Nossa Senhora do Carmo, condutora do poder invencível, sabendo que não acontecerá jamais que se perca algum fiel de Deus e vosso verdadeiro devoto, venho me consagrar à vossa poderosa proteção. Como prometeis a todos os fiéis:
— Sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei; meu coração será o refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.
Por esta promessa, apresento-vos todas as minhas inquietações, confiante e seguro na vossa intervenção. Na dor, amargura, na tristeza, no sofrimento, minha Mãe Virgem do Carmo, vós sois minha esperança! Nas privações e perdas, na doença e no abandono, na carência e na pobreza, vós sois a Mãe da Misericórdia. Nas dúvidas e temores que me assaltam, nas tentações e perigos, nas perseguições e calúnias, nos desprezos e humilhações, vós sois a Mãe do Perpétuo Socorro! Nos trabalhos e lutas deste dia e em todas as situações que preciso da luz divina, vós sois a Mãe do impossível! Senhora Virgem do Carmo, coloco em vós minha esperança e com esta confiança hei de triunfar sempre! Amém.

Deus abençoe você e toda sua família, pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo...
Com carinho e orações...
Gina


Fonte: Editora Canção Nova

segunda-feira, 12 de julho de 2010


Santa Teresa de los Andes
(13 de julho)
Padroeira dos Jovens da América Latina


Juana Henriqueta Josefina de los Sagrados Corações, nasceu em 13 de julho de 1900, em Santiago, no Chile. Ao entrar para o Carmelo, o Convento Das Carmelitas Descalças dos Andes,mudou seu nome para Irmã Teresa de Jesus.Ficou somente por 11 meses no Carmelo, onde faleceu com apenas 19 anos.

Proclamada santa pelo Papa João Paulo II no dia 21 de março de 1993, é a “santa da alegria”, e "padroeira dos jovens da América Latina." Teresa teve uma vida simples, acessível à todos, modelo especialmente para os jovens que tanto buscam a felicidade.

Teresa tornou-se santa no dia a dia, lutou para dominar seu orgulho, sua vaidade, suas limitações.
Chegou a ser, com seu esforço e a graça de Deus, um “anjo de bondade” para sua família que sofreu muito por questões econômicas, a conselheira de suas irmãs, a amiga fiel na escola, a reconciliadora entre seus pais e o irmão ateu, a educadora e conselheira dos empregados do Carmelo.

Nada de especial fez a jovem Teresa, mas viveu a rotina, com completo abandono à vontade de Deus.Teresa nos mostra um Deus alegre, um Deus que faz ser feliz àqueles que d’Ele se aproximam. Deus confiou à Teresa dos Andes a tarefa de mostrar a ALEGRIA INFINITA que é conhecê-lo e amá-lo e, quando Deus quer mostrar algo grandioso, escolhe a um instrumento pequeno; assim, fez dela uma profetisa da alegria.


Ela foi feliz e por isso pode mostrar a alegria que é Deus no coração dos que O amam. Um Deus crucificado, aniquilado, derrotado, derrotado na dor, mas vencedor sobre o pecado.Um Deus que “encontra sua alegria em estar com os homens”, que dá Sua paz para que “em nós a alegria seja plena.”

Hoje o mundo está triste, há muita gente amando pouco, e pouca gente amando muito.O que fazemos quando encontramos tantas pessoas deprimidas, tantos jovens "viajando" sem volta? Teresa está aí, mostrando a alegria do amor de Deus. É ela que nos diz: "Cante e louve a Deus dizendo: ‘eu sou a criatura mais feliz do mundo!’ Deus, o único bem que pode satisfazer-me, o único ideal que pode enamorar-me, o único ideal que pode enamorar-me eternamente. N’Ele encontro tudo... "

... "Nas trevas e na dor hei de dizer: ‘por Ti meu Deus, vou sofre e amar’. Busca a solidão do sacrário, busca a teu Deus que te busca e entrega-te a Ele. Desde agora coloco-me em tuas mãos Jesus, faça de mim o que quiseres. Meu Deus, te amo e em amor quero viver toda a minha vida porque em Ti encontro a Alegria Infinita!"


Santa Teresa de los Andes, rogai por nós!



(Principal fonte: Ordem Carmelitana Descalça no Brasil)