terça-feira, 28 de setembro de 2010


São Miguel, São Gabriel,
São Rafael,Arcanjos
(29 de setembro)


É preciso saber que a palavra anjo indica o ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio.

Aqueles queanunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos.Foi por isto que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mas o arcanjo Gabriel; para esta missão, era justo que viesse o máximo anjo para anunciar a máxima notícia.

Por este motivo também a eles são dados nomes especiais para designar, pelo vocábulo, seu poder na ação. Naquela santa cidade, onde há plenitude da ciência pela visão do Deus onipotente, não precisam de nomes próprios para se distinguirem uns dos outros. Mas quando vêm até nós para cumprir uma missão, trazem também entre nós um nome derivado desta missão.

Assim Miguel significa: “Quem como Deus?”; Gabriel, “Força de Deus”; e Rafael, “Deus cura”. Todas as vezes que se trata de grandes feitos, diz-se que Miguel é enviado, porque pelo próprio nome e ação dá-se a entender que ninguém pode por si mesmo fazer o que Deus quer destacar.

Por isto, o antigo inimigo, que por soberba cobiçou ser igual a Deus,dizendo: Subirei ao céu, acima dos astros do céu erguerei meu trono, serei semelhante ao Altíssimo ( cf. Is 14,13-14), no fim do mundo, quando será abandonado às próprias forças para ser destruído no extremo suplício, pelejará com o arcanjo Miguel, como diz João: Houve uma luta com Miguel arcanjo (Ap 12,7).

À Maria é enviado Gabriel, que significa “Força de Deus”. Vinha anunciar aquele quese dignou aparecer humilde para combater as potestades do ar.Portanto devia ser anunciado pela força de Deus o Senhor dos exércitos que vinha poderoso no combate. Rafael, como dissemos, significa “Deus cura”, porque ao tocar nos olhos de Tobias como que num ato de cura, lavou as trevas de sua cegueira. Quem foi enviado a curar, com justiça se chamou “Deus cura”!



São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; sede o nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai ao inferno Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.Obtende-nos do Senhor um espírito de sincera humildade, a fim de que a soberba que perdeu Lúcifer, não nos venha perder também no inferno. E depois da nossa morte, apresentai a Deus as nossas almas, para que entrem no eterno gozo. Amém.

São Gabriel Arcanjo
Vós, anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possamos captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes e que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo! Amém.

Ficai conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado ‘medicina de Deus’! Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito, e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Deus te abençoe e a toda sua casa, pela intercessão dos santos arcanjos! Confie em seu auxílio, peça sempre sua assistência e proteção!...
Com carinho e orações...
Gina


São Gregório Magno (Séc.VI)
Liturgia das Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário