Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos
(sábado depois da Ascensão)
...“Perseveravam unanimemente na oração,juntamente
com as mulheres, entre elas,
Maria, mãe de Jesus...” (At 1,14)
No cenáculo, entre aqueles que esperavam a vinda do Poder do Altíssimo, Maria é citada, não em primeiro lugar, que é dos apóstolos, mas entre as mulheres que tinham fielmente seguido Jesus. No meio do povo, não entre os dirigentes.
A Anunciação tinha sido para Maria seu Pentecostes particular: já então o Espírito Santo descera sobre ela e o poder do Altíssimo a cobrira com sua sombra (Lc 1, 35). Tudo isto, porém, permanecia escondido aos olhos do mundo e só em Pentecostes será manifestado claramente. Nossa Senhora faz parte daquela Igreja orante que se prepara para a sua missão, participando da oração comum com seu título único de Mãe e Discípula do Senhor. Ser discípulo significa ser fiel a Jesus.
Ora, escutar a palavra de Deus e pô-la em prática é justamente o que Maria fez (Lc 11, 27-28).Desse acolhimento fiel da palavra de Deus, Maria é o modelo mais elevado, que a Igreja medita e imita.
Rodeada de discípulos que não tinham compreendido Jesus, que se reuniam com medo e mal sabiam como e por que rezar, sua atitude para com eles só pode ter sido de amor maternal e ternura, uma irradiação do Espírito sem sermões e exigências. Sabia como ministrar-lhes do modo mais amoroso e gentil. Sabia, acima de tudo, esperar o momento da graça de Deus, que podia ser apressado não pela impaciência, mas pela oração, o amor e a presença.
É lá que vem o Espírito, ao fim de longa oração. Maria vai receber uma nova efusão do Espírito, pois não há somente um Pentecostes. O Pentecostes se renova.
Maria teve um Pentecostes na Anunciação, que foi o Pentecostes da geração do Corpo físico de Cristo; e ainda o Pentecostes com os apóstolos, que foi o Pentecostes da geração do Corpo Místico do Cristo. Houve nova efusão depois da perseguição dos apóstolos (At 4, 31).
E nós todos somos chamados a ir de efusão do Espírito em efusão do Espírito, se estivermos disponíveis para novos Pentecostes.
Oremos: “Ó Deus, que enviastes o Espírito Santo aos vossos apóstolos enquanto rezavam em companhia de Maria, Mãe de Jesus, concedei-nos, por intercessão dela, a graça de Vos servir fielmente e difundir, com a palavra e o exemplo, a glória do Vosso Nome por Cristo, Nosso Senhor”
Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, dai-nos um novo Pentecostes!
Fonte: Maria e Nós, Dom Cipriano Chagas, OSB - ELD
Fome e Sede de Deus (São Vicente Pallotti) Pe. Josef Danko SAC
Veja também o artigo "Chegando o dia de Pentecostes..." nesse link: http://trovatogina.blogspot.com/2010/05/com-maria-no-cenaculo_22.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário