sexta-feira, 16 de julho de 2010


Nossa Senhora do Carmo
(16 de julho)

“Na Virgem do Carmo, deponho toda minha esperança,
e com esta confiança hei de triunfar sempre!”
(Papa Pio XII)


O escapulário do Carmo é um dos muitos sinais da devoção cristã que Deus quis utilizar como testemunho da fé ao auxílio da Virgem Mãe. É também um sinal de proteção de Maria e um forte escudo contra os inimigos da alma e do corpo.
Inicialmente, era grande e usado apenas pelos carmelitas. Entretanto, no decorrer dos séculos, a Igreja tornou-o popular, a fim de que todos os cristãos participassem dos privilégios e bens espirituais ligados a ele. Não é um sinal mágico de proteção, mas uma arma para os cristãos que se deixam guiar pela fé, pela esperança e pelo amor.

O escapulário é uma devoção comprometedora. Ao usá-lo, a pessoa assume uma ligação com Nossa Senhora e compromete-se a seguir seus passos, agindo com dignidade de filho de Deus. É um ato de consagração e, desta forma, nos une ao Senhor e sua vontade, realizando o maior de todos os milagres: nossa união com Ele durante a vida, no momento da morte e sempre.

É impressionante o fato narrado na vida de São João Maria Vianey. Ele confessava uma moça. Entre outras perguntas, propôs o santo esta:
— Lembra-te de um baile, em que você esteve, no qual um rapaz muito elegante dançou com outras moças, menos com você, fazendo-a sentir-se depreciada?
Imediatamente, ela respondeu que sim e São João continuou:
— Lembra-se de que, ao se retirar do salão, ele parecia andar sobre chispas azuis? Pois bem, aquele rapaz era o demônio, e não se aproximou porque você estava usando o escapulário. Feliz companhia de Nossa Senhora!

Como dizia São Germano, “Nossa Senhora do Carmo é a condutora do poder invencível.” Portanto, o verdadeiro valor e sentido do escapulário está no que ele representa: a presença constante de Nossa Senhora na consciência e na vida de quem a ela se consagra.Quem o veste conscientemente faz acontecer o milagre da fé, da conversão interior, de uma vida humilde diante de Deus e dos homens.

Oração à santíssima Virgem do Carmo

Nossa Senhora do Carmo, condutora do poder invencível, sabendo que não acontecerá jamais que se perca algum fiel de Deus e vosso verdadeiro devoto, venho me consagrar à vossa poderosa proteção. Como prometeis a todos os fiéis:
— Sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei; meu coração será o refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.
Por esta promessa, apresento-vos todas as minhas inquietações, confiante e seguro na vossa intervenção. Na dor, amargura, na tristeza, no sofrimento, minha Mãe Virgem do Carmo, vós sois minha esperança! Nas privações e perdas, na doença e no abandono, na carência e na pobreza, vós sois a Mãe da Misericórdia. Nas dúvidas e temores que me assaltam, nas tentações e perigos, nas perseguições e calúnias, nos desprezos e humilhações, vós sois a Mãe do Perpétuo Socorro! Nos trabalhos e lutas deste dia e em todas as situações que preciso da luz divina, vós sois a Mãe do impossível! Senhora Virgem do Carmo, coloco em vós minha esperança e com esta confiança hei de triunfar sempre! Amém.

Deus abençoe você e toda sua família, pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo...
Com carinho e orações...
Gina


Fonte: Editora Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário