Santa Teresa de los Andes
(13 de julho)
Padroeira dos Jovens da América Latina
(13 de julho)
Padroeira dos Jovens da América Latina
Juana Henriqueta Josefina de los Sagrados Corações, nasceu em 13 de julho de 1900, em Santiago, no Chile. Ao entrar para o Carmelo, o Convento Das Carmelitas Descalças dos Andes,mudou seu nome para Irmã Teresa de Jesus.Ficou somente por 11 meses no Carmelo, onde faleceu com apenas 19 anos.
Proclamada santa pelo Papa João Paulo II no dia 21 de março de 1993, é a “santa da alegria”, e "padroeira dos jovens da América Latina." Teresa teve uma vida simples, acessível à todos, modelo especialmente para os jovens que tanto buscam a felicidade.
Teresa tornou-se santa no dia a dia, lutou para dominar seu orgulho, sua vaidade, suas limitações.
Nada de especial fez a jovem Teresa, mas viveu a rotina, com completo abandono à vontade de Deus.Teresa nos mostra um Deus alegre, um Deus que faz ser feliz àqueles que d’Ele se aproximam. Deus confiou à Teresa dos Andes a tarefa de mostrar a ALEGRIA INFINITA que é conhecê-lo e amá-lo e, quando Deus quer mostrar algo grandioso, escolhe a um instrumento pequeno; assim, fez dela uma profetisa da alegria.
Ela foi feliz e por isso pode mostrar a alegria que é Deus no coração dos que O amam. Um Deus crucificado, aniquilado, derrotado, derrotado na dor, mas vencedor sobre o pecado.Um Deus que “encontra sua alegria em estar com os homens”, que dá Sua paz para que “em nós a alegria seja plena.”
Hoje o mundo está triste, há muita gente amando pouco, e pouca gente amando muito.O que fazemos quando encontramos tantas pessoas deprimidas, tantos jovens "viajando" sem volta? Teresa está aí, mostrando a alegria do amor de Deus. É ela que nos diz: "Cante e louve a Deus dizendo: ‘eu sou a criatura mais feliz do mundo!’ Deus, o único bem que pode satisfazer-me, o único ideal que pode enamorar-me, o único ideal que pode enamorar-me eternamente. N’Ele encontro tudo... "
... "Nas trevas e na dor hei de dizer: ‘por Ti meu Deus, vou sofre e amar’. Busca a solidão do sacrário, busca a teu Deus que te busca e entrega-te a Ele. Desde agora coloco-me em tuas mãos Jesus, faça de mim o que quiseres. Meu Deus, te amo e em amor quero viver toda a minha vida porque em Ti encontro a Alegria Infinita!"
Santa Teresa de los Andes, rogai por nós!
(Principal fonte: Ordem Carmelitana Descalça no Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário