quinta-feira, 21 de abril de 2011


Quinta-feira da Semana Santa
Ceia do Senhor
“Que poderei retribuir ao Senhor
por tudo o que Ele me tem dado?” (Sl 115,3)

Inicia-se hoje o Tríduo Santo da Paixão e Ressurreição do Senhor. Celebramos nesta quinta-feira, a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. São Tomás de Aquino nos diz:

“Enfim, para que a imensidade deste amor ficasse mais profundamente gravada nos corações dos fiéis, Cristo instituiu este sacramento durante a última Ceia, quando, ao celebrar a Páscoa com seus discípulos, estava prestes a passar deste mundo para o Pai. A Eucaristia é o memorial perene da sua Paixão, o cumprimento perfeito das figuras da Antiga Aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou. É ainda singular conforto que Ele deixou para os que se entristecem com sua ausência.”

Hoje Jesus nos apresenta também o “novo” mandamento do amor fraterno, que Ele nos deixou na véspera de sua morte: “Se Eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (Jo 13,14). Sim, é possível amar-nos uns aos outros como Ele nos ensinou; porque Ele ‘nos deixou de Si mesmo’, para nos alimentar.

O nosso coração será transformado pelo Corpo e Sangue de Jesus recebido em comunhão, nos capacitando a amar e perdoar. Se comungamos Dele, é com o amor Dele em nós que conseguiremos amar, porque “o amor vem de Deus” (I Jo 4, 7).

Oremos: Senhor nos ajude a Te amar sobre todas as coisas, e amar nossos irmãos com o Teu amor, para que sejamos reconhecidos por todos como verdadeiros cristãos! Obrigado Senhor, porque é o Teu amor que rompe todas barreiras, que nos capacita a amar! Amém.

Meditaremos amanhã sobre a Morte de Jesus na Cruz, e pediremos nossa libertação pelo poder do Seu Sangue...
Deus te abençoe e te guarde neste Tríduo Pascal!..

Nenhum comentário:

Postar um comentário